terça-feira, 22 de julho de 2008

CRENÇAS NEGATIVAS



Crenças Negativas

As crenças de cada um têm origem em informações que recebemos da família e do grupo que vivemos. Estas informações fazem parte de nossa bagagem hereditária desde a infância e elas são reforçadas em nossa cultura. Elas vão se fixando em nosso inconsciente, sem que percebamos que isto está acontecendo. Elas se transformam em verdades inquestionáveis. Nos casos em que a crença é positiva, dizemos que ela nos fortalece, nos estimula e nos faz crescer. Isto é muito bom. Mas quando ela é negativa? É quando a crença nasce de preconceitos, mágoas, críticas duras ouvidas na infância. Crenças como “os homens são todos iguais”, “você não será ninguém na vida”, “você é difícil e não vai mudar, será sempre assim.” Estas crenças atrasam a vida. Observe, se você está tentando fazer algo e não dá certo, o que você faz? Muda a estratégia ou continua fazendo do mesmo jeito? Por exemplo: está tentando colocar um disquete no computador, não consegue. Você tenta com mais força, do mesmo jeito e se irrita? Ou muda a forma de colocar o disquete?É hora de parar e rever seus conceitos. É importante que você perceba o que está fazendo de errado. Repetir o erro faz com que nós percamos o controle e ficamos com medo de arriscar novas alternativas. Isto nos desanima. As pessoas às vezes não estão realmente felizes com a situação, mas se acostumam a ela. Tem medo do novo, do desconhecido. “Ruim com ele, pior sem ele.” Isto vale para relacionamentos amorosos, chefe-funcionário, amigos etc. É preciso aprender a respeitar-se, isto faz com que tenhamos mais coragem para mudar. Precisamos desativar as crenças negativas e substituí-las por crenças fortalecedoras.Crenças Negativas: "Sou assim e pronto.""Tenho medo de errar. É melhor nem tentar.""Não vou conseguir.""Não tem jeito.""A minha opinião não vai mudar.""Odeio o meu corpo.""É muito difícil, não vou conseguir.""Nunca vou ter dinheiro suficiente.""Não sou nada criativo.""Eu só sei fazer desse jeito."'É muito complicado."Crenças Fortalecedoras:"Este é o meu jeito de ser hoje, com novos conhecimentos é possível melhorar.""Vou fazer o possível para dar certo.""Vou arriscar-me. Se errar, aprenderei com os erros.""Gostos de novas idéias, mesmo que sejam muito diferentes do que eu penso.""Gosto mais de algumas partes do meu corpo do que outras. Mas me aceito como sou.""Vou realizar todos os meus planos.""Tenho muitos talentos."O que você diz pode influenciar a sua vida. Se você achar que tudo está complicado, as coisas vão se tornar mais difíceis. Mas se você acreditar que poderá resolver os problemas, você terá uma grande força interior que facilitará muito a sua vida. Os pensamentos abrem portas ou as fecham para sempre. Não existe mágica. Toda mudança exige intenso esforço. É importante dar o primeiro passo.Primeiro amplie sua auto-percepção. Preste mais atenção em você mesmo, em seus pensamentos. Faça um mapa de suas crenças negativas. Quando tiver mais clareza de quais são estas crenças, comece a escrevê-las em um caderno e crie novos pensamentos fortalecedores para substituir as crenças antigas. Vou dar outros exemplos de padrões de pensamentos:Padrões de Negação:"Eu tenho dificuldades de identificar o que estou sentindo.""Eu minimizo, altero ou nego o que eu verdadeiramente sinto.""Eu me percebo completamente desinteressado por minhas necessidades e dedicado com o bem-estar dos outros."Padrões de Auto-estima:"Eu tenho dificuldades em tomar decisões.""Eu julgo tudo o que eu penso, digo ou faço severamente, como nunca sendo " bom o suficiente".""Eu me sinto envergonhado ao receber reconhecimentos, elogios ou presentes.""Eu não peço para os outros conhecerem minhas necessidades ou desejos.""Eu espero aprovação dos outros com relação aos meus pensamentos, sentimentos e comportamento acima da minha própria aprovação.""Eu não me sinto como uma pessoa amável ou que vale a pena."Padrões de Complacência:"Eu assumo compromissos acima dos meus próprios valores e integridade para evitar rejeição ou raiva dos outros.""Eu sou muito sensível com relação ao que outros estão sentindo ao meu respeito.""Eu sou extremamente leal e permaneço muito tempo em situações prejudiciais.""Eu considero as opiniões e sentimentos dos outros muito mais do que os meus próprios e tenho medo de divergir de opiniões e sentimentos.""Eu me afasto dos meus próprios interesses e passatempos para fazer o que os outros querem.""Eu aceito só sexo quando eu quero amor e sexo."Padrões de Controle:"Eu acredito que a maioria das outras pessoas são incapazes de tomarem conta da própria vida.""Eu tento convencer os outros de que eles " deveriam pensar como eles verdadeiramente sentem".""Eu fico ressentido quando outros não aceitam a minha ajuda.""Eu ofereço aos outros livremente conselhos e direções sem ser questionado.""Eu uso o sexo para ganhar aprovação e aceitação.""Eu sinto a necessidade de ser necessário para me relacionar com os outros."Estes são alguns exemplos que podem ajudar a você se perceber melhor. Identifique seus padrões e sempre que necessário substitua-os por idéias que lhe farão ficar melhor e mais feliz.

Nenhum comentário: