terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fé e Resiliência - Margareth Alves

Fé e resiliência: A arte de enfrentar desafios

Você sabe o que é resiliência? Este termo vem da física e significa a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão.
A psicologia usa este conceito para descrever a capacidade do ser humano de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades que aparecem na vida.
Então resiliência é saber se adaptar e reajustar confortavelmente às mudanças, reagir de forma inteligente às pressões e pressentir e antecipar acontecimentos. As pessoas resilientes são auto-confiantes, acreditam em si e naquilo de que são capazes de fazer, gostam e aceitam mudanças, encaram as situações de stress como desafios, tem controle sobre a ansiedade, são abertas às novas experiências, tem uma auto-estima positiva, mantém clareza de propósito, calma e foco diante de situações adversas.
E o que podemos observar em quem tem baixa resiliência? A pessoa tem o foco no problema e não na solução, dispersão em vez de concentração, desvio de rota e propósito, fuga da realidade, costuma dizer ou pensar "eu sempre fiz assim, vou ser sempre assim", resistem à mudança e resistem a serem mudados. Resumindo: Alguém derrotado pela adversidade costuma culpar o outro, reclama o tempo todo, evita responsabilidade, tem aversão ao risco e é resistente à mudança.Podemos concluir que as pessoas não são perturbadas pelas coisas em si, mas pela idéia que fazem dela. Pessoas que tem baixa resiliência costumam ser pessimistas porque estão sempre olhando para o problema, para aquilo que deu errado, para o negativo e não pensam nas soluções. “O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.” As pessoas precisam acreditar que todos nós temos uma habilidade natural para superar crises, por mais devastadoras que pareçam.
Saiba como desenvolver essa força transformadora e usá-la a seu favor nos momentos difíceis.
1. Admitir a própria vulnerabilidade: “O bambu se curva sob uma tempestade e é essa ‘humildade’ que faz com que a tempestade não o destrua”.
2. Contar com o apoio das pessoas: "Ter amizades é sinônimo de força e realização”.
3. Resolver os problemas por partes: “A verdade deve ser revelada gradualmente ou cegará a todos”.
4. Descobrir e satisfazer as próprias necessidades: “Quando conseguimos nos aquietar, podemos ouvir a voz das necessidades interiores”
5. Reconhecer e desenvolver talentos e dons pessoais: “Tenha sempre um projeto em vista. No caso de alguma coisa ruim acontecer, ele pode servir como tábua de salvação”.
6. Encontrar formas de melhorar as coisas: “As pessoas que conseguem ficar bem durante uma crise lidam com mais coragem com as emergências e os dramas da vida”.
7. Saber perdoar: “Por meio do perdão e do cultivo da compaixão verdadeira, podemos retomar a nossa força e abrir a porta para a liberdade”.
8. Ter senso de humor: “O que importa é se você consegue se fazer rir”.
9. Suportar a dor: "'As pessoas precisam aprender a lidar com a dor e com a decepção”.
10. Buscar sentido em uma crise: “Perceber o que você pode aprender com o sofrimento é o caminho mais seguro para ser resiliente”.
11. Aprender a dizer não: “É preciso ter coragem para saber como e quando dizer não, para não se sobrecarregar”.
12. Cultivar a interdependência: “A pessoa resiliente é ao mesmo tempo forte e vulnerável”."A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio." Martin Luther King

Nenhum comentário: