quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

METAS PARA O ANO NOVO - Margareth Alves

Mais um ano que termina...é hora de dizer adeus a 2008 e abrir o coração para 2009. E agora é importante fazer um balanço de como foi o ano que passou.

Que projetos consegui colocar em prática? Quais objetivos foram alcançados? Quais nem cheguei perto de atingir? E porquê? Como vivi as relações familiares? Como passei pelas perdas que a vida naturalmente impõe? Me desesperei? Consegui reagir com lucidez e tirei aprendizados das minhas dores e frustrações? Fiz novos amigos? Dei atenção aos meus relacionamentos antigos? E aquela mudança do meu plano alimentar? Como ficou? Minhas atividades físicas? A idéia de visitar aquele médico para cuidar melhor da minha saúde? E o meu trabalho? Estou feliz e realizado? Ou vivo me queixando? E a minha vida financeira? Consegui colocá-la em ordem ou estou gastando mais do que ganho? Tenho deixado um tempo para o lazer? O que considero prazeroso em minha vida? Tenho me dedicado a vida de oração como deveria?

A proposta neste artigo é abordar o tema "Planejamento para 2009" e fazermos um exercício prático. Escreva em um caderno ou na sua agenda nova 10 ítens que representarão fatias de uma pizza.

Todos os ítens juntos formam a pizza inteira que representam aspectos importantes da nossa vida:

1.Espiritual 2.Familiar 3.Relação Amorosa 4.Físico 5.Financeiro 6.Intelectual 7.Profissional 8.Amigos 9.Emocional 10.Lazer

(A)Para cada ítem você vai escrever: Como está hoje? Faça uma análise objetiva dos pontos positivos e negativos de cada aspecto.
(B)Depois escreva como você gostaria que estivesse? Lembre-se de almejar padrões possíveis de serem alcançados, objetivos atingíveis.
(C)Terceiro passo: O que você precisa fazer, ações concretas, atitudes para conseguir estes objetivos. Escreva.
(D)E por último defina em quanto tempo, número de meses que você pode alcançar estes objetivos. Se o objeivo é a longo prazo, divida-o em etapas e estipule um prazo para cada etapa.

Esta é uma forma eficiente de se fazer um Plano de Ação. Você tem um mapa claro e objetivo de onde está e para onde quer ir.

Lembre-se: "Se não sei para onde vou, não há vento favorável que me ajude."

O otimista é aquele que acredita que as coisas darão certo e o entusiasta é aquele que faz as coisas darem certo. Então busque em seu interior uma boa dose de entusiasmo e depois de investir seu tempo e energia neste planejamento mãos à obra.

"Não deseje que seja mais fácil, deseje que você se torne melhor. Não deseje por menos problemas, deseje por mais habilidades. Não deseje menos desafios, deseje mais sabedoria."

Nenhum comentário: